No dia 18 de abril de 2017, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou a ordem executiva que visa estimular a compra de produtos americanos e a contratação de profissionais do país (Buy American and Hire American Executive Order).
Ela tem como objetivo gerar salários mais altos, aumentar a taxa de emprego entre os americanos e proteger seus interesses econômicos ao aplicar e administrar com rigor as leis de imigração.
Além disso, a medida direciona o Departamento de Segurança Interna, em coordenação com outras agências, a levar adiante políticas que ajudem a garantir que os vistos de trabalho H-1B sejam concedidos aos profissionais mais qualificados ou com salários mais altos.
O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) divulgou recentemente uma atualização sobre a implementação dessa ordem executiva, afirmando que está “trabalhando em um misto de elaboração de regras, memorandos de políticas e mudanças operacionais para implementar a ordem executiva”.
O USCIS também forneceu estatísticas sobre as solicitações do visto H-1B entre os anos 2007 e 2017. No período, o Brasil foi o 11º país a apresentar mais pedidos desse visto, num total de 26.164 petições. Índia e China lideram a lista, com cerca de 2,1 milhões e 296 mil petições apresentadas, respectivamente.
O órgão divulgou ainda dados sobre os vistos H-1B aprovados entre 2015 e 2016, além de informações sobre a aprovação de documentos de autorização de trabalho, segmentando os dados por base de elegibilidade e elegibilidade estatutária.
Para consultar essas informações, acesse o link https://www.uscis.gov/laws/buy-american-hire-american-putting-american-workers-first.
Para informações adicionais, contate a equipe VISASERVE e o NPZ Law Group pelo e-mail info@visaserve.com, pelo telefone + 1 (201) 670-0006 ou pelo site https://visaserve.com/