A Suprema Corte bloqueou na quinta-feira a tentativa do governo Trump de acabar com a Ação Diferida para Chegadas na Infância, um programa da era Obama que protégé da deportação centenas de milhares de imigrantes trazidos para os EUA quando crianças.
A decisão de 5-4 foi escrita pelo Chefe de Justiça John Roberts e acompanhada pelas juÃzas Ruth Bader Ginsburg, Elena Kagan, Stephen Breyer e Sonia Sotomayor.
Ao escrever a opinião, Roberts mais uma vez ficou do lado dos liberais na bancada em uma disputa importante que enfurecerá os conservadores judiciais que ainda estão amargurados por ele ter dado o voto decisivo para defender o Obamacare.
O juiz Clarence Thomas, em sua dissidência, escreveu: “A decisão de hoje deve ser reconhecida pelo que é: um esforço para evitar uma decisão politicamente controversa, mas legalmente correta.”.
Os EUA do NPZ Law Group. Os advogados de imigração e nacionalidade saúdam esta decisão como um triunfo do direito constitucional e um tributo ao fato de que o sistema pode fazer a coisa certa. David Nachman, Esq., um dos procuradores-chefes da VISASERVE, afirma: “A decisão é uma prova de que o Presidente Obama protegeu adequadamente os fundamentos constitucionais do Programa DACA”.
https://www.supremecourt.gov/opinions/19pdf/18-587_5ifl.pdf