Haitianos nos EUA devem se registrar até 24 de julho para a extensão do status de proteção temporária

O que os haitianos que estão nos EUA devem fazer agora?

Os haitianos que vivem nos Estados Unidos pelo Status de Proteção Temporária concedido ao Haiti após o catastrófico terremoto que atingiu o país em 2010 precisam estar cientes de importantes mudanças. Em 24 de maio de 2017, o secretário de Segurança Interna dos EUA, John F. Kelly, estendeu a disponibilidade do status de proteção por mais seis meses. Agora ele continuará até 22 de janeiro de 2018.
Mas a extensão NÃO é automática para os indivíduos. Há importantes passos a serem dados pelos haitianos para que eles protejam seus direitos. Para ler o comunicado oficial do Departamento de Segurança Interna, acesse o link https://www.uscis.gov/news/news-releases/temporary-protected-status-haiti-extended-six-months.

Os detalhes

Os haitianos que desejam estender seu status de proteção temporária DEVEM se registrar até a próxima segunda-feira, 24 de julho de 2017. Para fazer o novo registro, é preciso apresentar os documentos a seguir:

• Formulário para status de proteção temporária (Form I-821, que pode ser obtido pelo link https://www.uscis.gov/i-821)
• Formulário para autorização de emprego (Form I-765, que pode ser obtido pelo link https://www.uscis.gov/i-765)
• Taxa de serviço• Taxa adicional caso se solicite um Documento de Autorização de Trabalho, ou “work permit”

O pedido deve ser sustentado por evidências

A solicitação precisa ser embasada em evidências. Por exemplo, a pessoa precisa comprovar que veio do Haiti, quando chegou aos EUA e que não saiu dos EUA desde que chegou. O mais indicado é que apresente documentos oficiais, como o passaporte haitiano. Também deve apresentar cópias de documentos como registros de trabalho, contrato de aluguel, comprovantes mensais de pagamento do aluguel e de contas como água e luz, atestando assim que estava nos EUA e trabalhando. Caso não possua esses documentos, há outras formas de comprovar as informações citadas nos formulários, mas nesse caso é recomendável contatar um advogado especializado em imigração.

Há formulários adicionais a serem apresentados no caso de a pessoa não poder pagar as taxas exigidas e caso queira pedir ao Departamento de Segurança Interna para analisar seu registro gratuitamente. É extremamente importante que todos os formulários sejam preenchidos corretamente e apresentados dentro do prazo. Se isso não ocorrer, o status de proteção temporária pode ser suspenso, o que pode acabar obrigando a pessoa a deixar os EUA.

Temporário significa mesmo temporário

Mesmo que a solicitação do status de proteção temporária seja concedido, ele é temporário em todos os sentidos da palavra. O Departamento de Segurança Interna está recomendando que inclusive os haitianos que façam a extensão do seu status de proteção temporária comecem a se preparar para voltar ao seu país, providenciando também os documentos de viagem. Kelly vai avaliar o progresso do Haiti nos próximos seis meses e deve se pronunciar novamente por volta de novembro. Nessa ocasião, ele pode decidir encerrar o status de proteção concedido ao Haiti, o que significa que os haitianos que estiverem vivendo e trabalhando nos EUA sob esse status terão que retornar ao seu país.

Permanecer nos EUA indefinidamente

Os interessados em permanecer nos EUA em condições mais permanentes podem ter opções disponíveis. Eles podem, por exemplo, ter direito a um visto ou se tornar residentes permanentes legais. Essa situação tem que ser analisada caso a caso com a ajuda profissional de um advogado especializado em imigração.

Para informações adicionais, contate a equipe VISASERVE e o NPZ Law Group pelo e-mail info@visaserve.com, pelo telefone + 1 (201) 670-0006 ou pelo site https://visaserve.com/