O Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS, na sigla em inglês) anunciou em 7 de abril que recebeu um volume de petições para o visto H-1B suficiente para a cota limitada a 65 mil vistos para o ano fiscal de 2018.
O USCIS também recebeu um número suficiente de petições H-1B para a cota de vistos concedidos a estudantes estrangeiros que fazem pós-graduação ou MBA em uma universidade americana.
No total, o USCIS recebeu 199 mil petições para o visto H-1B durante o período para entrega da documentação, que teve início em 3 de abril.
No último dia 11, o USCIS usou um processo de seleção aleatório gerado por computador, também conhecido como loteria, para selecionar as petições para as 65 mil vagas do visto H-1B tradicional e as 20 mil voltadas para os estudantes estrangeiros que fizeram uma graduação avançada nos EUA.
O USCIS irá recusar e devolver todas as petições que não foram selecionadas, assim como as respectivas taxas que foram pagas, a menos que seja verificado algum caso de apresentação de petição duplicada.
Primeiro foi realizada a loteria do H-1B para a cota dos estudantes. Todas as petições de estudantes que não foram selecionadas passaram então a integrar o grupo de petições que disputaram as demais 65 mil vagas.
Assim como foi anunciado em 3 de março, o USCIS suspendeu temporariamente, por seis meses, o chamado processo “premium” para todas as petições H-1B, inclusive as isentas da cota.
O USCIS vai continuar a aceitar e processor petições que não fazem parte da cota anual. As petições apresentadas em nome de trabalhadores que já possuem o visto H-1B, que foi concedido em processos de cota anteriores, não são contabilizados no número de vistos autorizado para o ano fiscal de 2018.
O USCIS vai continuar a aceitar e processor petições apresentadas para as seguintes finalidades:
* Ampliar o prazo que um trabalhador que já possui o visto H-1B pode permanecer nos EUA;
* Alterar os termos de emprego para trabalhadores que já detêm o visto H-1B;
* Permitir que profissionais com o visto H-1B possam mudar de empregador; e
* Permitir que trabalhadores que já possuem o visto H-1B possam trabalhar simultaneamente em uma segunda vaga com o visto.
Informações detalhadas podem ser acessadas neste link:
https://www.uscis.gov/news/alerts/uscis-completes-h-1b-cap-random-selection-process-fy-2018
Para informações adicionais, contate a equipe VISASERVE e o NPZ Law Group pelo e-mail info@visaserve.com ou pelo telefone + 1 (201) 670-0006.