Desde 4 de junho de 2019, começaram a surgir informações de ligações falsas feitas para imigrantes legais. O número que aparece no aparelho é de um telefone verdadeiro do Customs Border Protection (CBP, sigla em inglês para Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras), cujos números são 802-872-6050 e 240-542-4478. O objetivo é assustar essas pessoas. Quem liga diz que o aplicante não protocolou o formulário AR-11, usado para informar o USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos) sobre mudança de endereço. Se o aplicante informa que já protocolou o formulário, o fraudador então insiste que há uma versão atualizada que precisa ser checada. Se quem recebe a ligação insiste que já tomou as providências necessárias, o fraudador ameaça adotar medidas legais contra o aplicante e sua família. Em um dos casos relatados, o aplicante disse ao fraudador que ele precisava contatar seu advogado e este último voltou a ameaçá-lo que tomaria medidas legais.
Também há relatos de telefonemas feitos de números de telefones verídicos do CBP afirmando que foram incumbidos de resolver os casos dos aplicantes. Esses telefonemas não aparentam ser fraudes, mas então quem telefona pede para que o aplicante compre “gift cards” (vale presente) de grandes varejistas, o que é uma prática comum entre fraudadores. Os relatos são de que essas ligações costumam ser feitas repetidamente, especialmente se quem recebe o telefonema não faz o que o fraudador pede. O fraudador ameaça chamar a polícia ou diz que a polícia já está a caminho, outra tática de amedrontamento.
Se o aplicante não fez nada de errado e preencheu os formulários solicitados, não tem com o que se preocupar.
Para informações adicionais, contate a equipe VISASERVE e o NPZ Law Group pelo e-mail info@visaserve.com, pelo telefone + 1 (201) 670-0006 ou pelo site https://visaserve.com/