Express Entry: Um bom caminho para Imigrar para o Canadá

O Parlamento canadense recentemente anunciou que irá ampliar em um milhão o número de residentes permanentes nos três anos entre 2019 e 2021. Estima-se que mais da metade dos novos residentes permanentes chegarão por meio de um dos três programas econômicos que fazem parte do chamado “Express Entry Program”. São eles: o Federal Skilled Worker (FSW) Class, o Federal Skilled Trades (FST) Class e o Canadian Experience (CE) Class. Também acredita-se que o Provincial Nomination Program (PNP) receba um grande número de aplicações nos próximos anos.

O programa Express Entry (Entrada Rápida, em tradução literal) é voltado para atrair imigrantes com elevada formação e que possuem grande experiência em sua área de atuação. Em 2018, as dez ocupações mais frequentes entre os principais aplicantes eram: engenheiro de software e designer; analista de sistemas da informação e consultor; programador de computação e desenvolvedor de mídia interativa; auditor financeiro e contador; assistente administrativo; profissionais das áreas de publicidade, marketing e relações públicas; analista financeiro e de investimento; professor universitário e palestrante; profissionais da área de gestão de negócios e consultor.

O Atlantic Immigration Pilot (AIP), outro programa econômico federal, também vem ganhando popularidade nos últimos anos. O programa é em parceria com o Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC, Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá) e quatro províncias do Atlântico (New Brunswick, Nova Scotia, Prince Edward Island e Newfoundland and Labrador) que enfrentam desafios demográficos. Ele preenche lacunas no mercado de trabalho e oferece suporte ao crescimento econômico da região.

O Express Entry é um sistema de gerenciamento de aplicações para os programas econômicos Federal Skilled Worker Program, Federal Skilled Trades Program e Canadian Experience Class.

Os possíveis candidatos devem primeiro preencher um perfil on-line. Esse perfil passa por um rastreamento eletrônico para determinar se o candidato atende aos critérios de pelo menos um dos três programas federais de imigração citados acima.

Com base nessas mesmas informações, os candidatos recebem uma pontuação no chamado Comprehensive Ranking System (CRS). Eles então são incluídos no grupo do programa Express Entry e classificados conforme a sua pontuação no CRS. Esse grupo é dinâmico e a colocação dos candidatos pode mudar com base em outras circunstâncias, como a adesão de novos candidatos e a saída de outros, alguma alteração na situação dos próprios candidatos que integram a lista ou novas orientações do governo quanto aos critérios do ranking. O candidato que encabeça o ranking é convidado a aplicar para a residência permanente, o que ocorre a cada algumas semanas ao longo do ano.

Para informações adicionais, contate a equipe VISASERVE e o NPZ Law Group pelo e-mail info@visaserve.com, pelo telefone + 1 (201) 670-0006 ou pelo site https://visaserve.com/