Governo dos EUA passou a armazenar dados de imigrantes em redes sociais — como se proteger?

Recentemente, o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos divulgou um comunicado que atraiu grande atenção: passaria a armazenar dados da atividade de imigrantes em redes sociais, incluindo detentores do green card, estrangeiros solicitando visto de viagem e residentes permanentes legais. Imigrantes país afora reagiram com compreensível preocupação e receio com relação a esse novo nível de invasão de privacidade. Advogados especialistas em imigração do escritório NPZ Law Group abordam a seguir o tema e como os imigrantes podem se proteger no mundo on-line.

O monitoramento pode não ser algo novo

Embora as pessoas tenham manifestado preocupação com relação ao anúncio do DHS com relação às atividades em redes sociais, as autoridades do departamento afirmam que o monitoramento on-line não é algo novo. Um porta-voz do DHS disse que a agência do governo tem monitorado os sites de redes sociais com o objetivo de proteger a segurança nacional desde 2012.

O DHS afirma que vai coletar e armazenar dados como nomes e pseudônimos em redes sociais e outras informações identificáveis com relação a imigrantes. O DHS não está coletando informações novas de cidadãos dos EUA naturalizados, mas pode ter armazenado informações da época em que eles apresentaram sua aplicação. Alarmante para muitos, o comunicado do DHS sugere que a agência pode agora compartilhar dados de redes sociais com outras agências dentro do DHS, o que inclui a responsável pelo patrulhamento das fronteiras.

Proteja a sua identidade on-line

Se você é um imigrante nos EUA ou pretende apresentar aplicação para obter o green card ou residência no país, é importante que adote medidas para se proteger no mundo on-line. Avalie suas contas existentes em redes sociais e cheque se elas estão seguras. Considere até mesmo eliminá-las por completo. As contas de redes sociais que podem ser monitoradas incluem Facebook, Twitter, Instagram e outras do gênero. Se você precisa ter presença em redes sociais, pode preferir não usar seu nome completo on-line e deve avaliar cuidadosamente o que publica. Nunca use linguagem inflamatória ou publique algo que possa ser interpretado como um comportamento criminoso.

Para informações adicionais, contate a equipe VISASERVE e o NPZ Law Group pelo e-mail info@visaserve.com, pelo telefone + 1 (201) 670-0006 ou pelo site https://visaserve.com/