Boletim do Departamento de Estado dos EUA para Maio de 2017

 

FB-4 Mundialmente

O visto FB-4, de Imigração com Base na Família para Irmãos e Irmãs de Cidadãos dos EUA, deve ser acompanhado de perto. Após uma intensa movimentação devido à data final, em abril, não espera-se que a busca por essa categoria de visto continue forte. A movimentação em abril parece ter estimulado os interessados neste visto a agir e o aumento na demanda pode exigir um retrocesso temporário nessa categoria no fim do atual ano fiscal. Se o retrocesso ocorrer, a categoria deve se recuperar completamente em outubro, o primeiro mês do novo ano fiscal. Espera-se que se mantenham estáveis as chamadas “final action dates”, que refletem a disponibilidade real do número de vistos e a data em que o pedido de ajuste de status e de visto de imigrante pode ser aprovado, para todas as outras categorias de visto com base em família. 

 

EB-1 e EB-2 Mundialmente

A demanda dos vistos EB-1 e EB-2 no Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) cresceu dramaticamente ao longo das últimas seis semanas, sinalizando a possibilidade de uma futura correção da “final action date”.

O Departamento de Estado (DOS) afirmou que o número utilizado em ambas as categorias em janeiro e fevereiro foi de cerca de 1.000 vistos a mais do que nos meses anteriores e o DOS espera que, em abril, ele também se mantenha elevado nesse patamar ou seja ainda maior. Embora isso seja positivo, no sentido de que o USCIS pode estar liberando e aprovando casos, isso pode acabar limitando a capacidade de a agência tomar uma ação final em casos pendentes até o fim do verão no hemisfério norte se uma correção se fizer necessária.

Muitos fatores influenciam a demanda nesse mês e apenas alguns deles estão sob o controle do USCIS. Enquanto o USCIS pode redistribuir seus recursos pelas diferentes linhas de produtos, mudanças no número e no tipo das petições entregues podem exigir uma alteração não prevista nos recursos. Não é claro o que motivou esses aumentos nas adjudicações (por exemplo, um acúmulo de liberações do FBI, mudanças antecipadas de recursos ou uma combinação de fatores).

 

EB-1 Índia e China

O DOS vem prevendo a imposição de um limite à “final action date” para o EB-1 para a China e a Índia por vários meses e ecoa essa advertência no Boletim de Vistos de Maio. O DOS afirma que a única razão para ainda não ter sido imposto um limite à “final action date” é que até agora a China e a Índia têm sido capazes de se beneficiar de “números de outra forma não utilizados” não solicitados por ora por outros países. O uso de “números de outra forma não utilizados” por esses dois países vai terminar em breve para garantir que