Suprema Corte dos EUA valida veto de Trump a cidadãos de sete países

 

Milhares de imigrantes de Honduras e do Nepal que vivem nos Estados Unidos devem se preparar para deixar o país, segundo anunciou recentemente o governo do presidente Donald Trump, que suspendeu o chamado TPS (Status de Proteção Temporária em inglês).

São mais de 50.000 cidadãos de Honduras que desde 1999 receberam autorização para viver e trabalhar nos EUA depois que um devastador furacão devastou o país.

Eles terão agora menos de dois anos para deixar os EUA. O prazo estabelecido é janeiro de 2020.

Os imigrantes de Honduras são o segundo maior grupo beneficiado pelo TPS.

A secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, alegou que as condições melhoraram suficientemente em Honduras para garantir a suspensão do status de proteção para seus cidadãos nos EUA, de acordo com uma declaração do departamento.

Com relação aos imigrantes do Nepal, o prazo estabelecido para o fim do TPS foi 24 de junho de 2019. Cerca de 9.000 nepaleses foram beneficiados pelo programa após o terremoto de 2015 que atingiu o país.

Os nepaleses com registros no TPS terão que fazer um novo registro para poderem solicitar o chamado EAD, documento de autorização de trabalho, para que possam trabalhar legalmente nos EUA até a data do encerramento do programa, em 24 de junho de 2019.

Assinado pelo então presidente George Bush em 1990, o programa TPS permitiu que cerca de 500 mil pessoas de dez países afetados por desastres naturais, guerra e outros conflitos pudessem viver temporariamente nos EUA.

Para informações adicionais, contate a equipe VISASERVE e o NPZ Law Group pelo e-mail info@visaserve.com, pelo telefone + 1 (201) 670-0006 ou pelo site https://visaserve.com/