Quais são os tipos de visto acadêmico disponíveis?
As políticas de imigração dos Estados Unidos costumam ser complexas e podem ser muito confusas. Para um estudante estrangeiro que deseja estudar ou trabalhar nos EUA há vários vistos acadêmicos diferentes que podem se enquadrar no seu caso.
É importante, porém, estar ciente das regulações específicas e das estipulações associadas a cada tipo de visto. A amplitude, profundidade e escopo de algumas regras e regulações associadas com alguns dos vistos podem ser enormes. Todo o processo de aplicação pode tomar muitas horas e exigir uma grande quantidade de papéis e muita atenção.
Quais são os tipos de visto?
1. Visto F-1
O visto F-1 é voltado para estudos acadêmicos e é o visto de estudante mais comum. Os que possuem o visto F-1 devem se manter na condição de estudantes em tempo integral e devem estudar apenas na instituição acadêmica que embasou a concessão do visto.
Para se qualificar, o requerente deve ter condições de retornar à sua residência no exterior (manter a intenção de não imigrante) ao longo do curso. Ele deve comprovar fortes vínculos com o seu país de origem, o que pode incluir documentação de ativos que possui ou nomes de familiares que moram no país citado.
Os candidatos também devem comprovar que têm condições financeiras adequadas para se manter nos EUA durante o curso.
A solicitação do visto F-1 geralmente começa com a emissão do documento I-20 Form pela Agência do Estudante Internacional de uma instituição acadêmica qualificada e autorizada para isso.
2. Visto M-1
O visto M-1 é voltado para os que buscam frequentar cursos não acadêmicos ou vocacionais. De forma semelhante com o que ocorre no visto F-1, os requerentes precisam ser capazes de demonstrar que possuem os recursos para pagar as despesas do curso e para se manter nos EUA. Os que possuem o visto M-1 precisam estar vinculados a um curso completo, normalmente de pelo menos 12 semestres ou das unidades de crédito acadêmico chamadas “quarter hours”. Em algumas situações, pode haver exceções.
Estudantes com esse visto não podem trabalhar fora do campus e normalmente são admitidos nos EUA por um período específico. Em alguns casos, pode haver exceções quanto à restrição de tempo.
3. Visto J-1
O visto J-1 destina-se aos que desejam participar de programas de estudo e trabalho e receber algum tipo de treinamento ou técnica que pode não ser disponível em seu país de origem.
Eles podem incluir certos programas de trainee ou especialização ou trabalho como “au pair” ou consultor no campus. Os programas geralmente são patrocinados por algum tipo de instituição.
Para receber o visto J-1, os estudantes precisam encontrar um patrocinador. Os patrocinadores costumam fazer certas exigências e com frequência buscam estudantes com inglês fluente. O processo para receber o visto inclui o pagamento de taxas e uma entrevista no consulado ou na embaixada dos EUA.
Um aspecto importante do visto J-1 que exige uma análise prévia é se o requerente pode ser submetido à exigência de dois anos de residência. Em caso afirmativo, o visto J-1 pode não ser necessariamente a melhor opção.
Para informações adicionais, contate a equipe VISASERVE e o NPZ Law Group pelo e-mail info@visaserve.com, pelo telefone + 1 (201) 670-0006 ou pelo site https://visaserve.com/.