Imigração
Divulgado em 9 de janeiro de 2018
O presidente Donald J. Trump acabou de concluir uma bem-sucedida reunião bipartidária e bicameral sobre a reforma da imigração. Durante a parte da reunião realizada a portas fechadas, eles chegaram a um acordo para negociar a legislação que atinge reformas criticamente necessárias em quatro áreas altamente prioritárias: segurança nas fronteiras, imigração em cadeia, a loteria de vistos e a Ação Diferida para a Chegada de Crianças (DACA, na sigla em inglês).
https://www.whitehouse.gov/briefings-statements/statement-press-secretary-17/
Transcrição abaixo (vídeo attached)
Pergunta (3:15 pm ET): Se for possível ter uma atualização sobre a reunião de hoje sobre imigração, o presidente está preocupado sobre as diferenças que democratas e republicanos possuem quando se trata de definir termos como "segurança nas fronteiras"?
Porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders: Existem muitas coisas com que eles concordam e é nelas que vamos focar. De novo, eu não vou negociar com vocês, pessoal. Olhem, eu descrevi quais são os princípios e as prioridades e com o que todos os indivíduos na reunião de hoje concordaram para estreitar o escopo e é nisso que vamos continuar pressionando.
Pergunta (3:15 pm ET): Obrigado, Sarah. Primeiro sobre segurança nas fronteiras, estamos ouvindo muito sobre imigração. Quão grande é o papel desempenhado pelo tráfico de drogas agora frente ao presidente e ao Congresso?
Porta-voz Sarah Sanders: Certamente é um fator. É uma das causas do porque o presidente está muito comprometido com a segurança das fronteiras. Ele quer acabar com a entrada de drogas neste país.
Repórter: Mas, certamente, será mais que apenas o muro, porque drogas são facilmente jogadas por um muro, certo?
Porta-voz Sarah Sanders: Correto. Segurança das fronteiras vai além do muro.
Transcrição abaixo (vídeo attached)
Pergunta (3:11 pm ET): Obrigado, Sarah. Voltando ao muro. No verão passado, a Associação dos Governantes Mexicanos disse que, quando o presidente começou a falar sobre o custo de se construir o muro, isso significou que ele tinha desistido da ideia de fazer o México pagar por ele. Agora, em seus comentários no Tennessee e nos seus discursos recentes, o presidente falou sobre o custo do muro e não houve menção à sua frase "e o México vai pagar por ele". O presidente abandonou a ideia de que o México pagaria pelo muro?
Porta-voz Sarah Sanders: Não, ele não abandonou.
Transcrição abaixo (vídeo attached)
Pergunta (3:13 pm ET): Só para ser claro, se o presidente quer uma reforma de amor, por que ele não abandona a exigência do muro na fronteira e lida apenas com os DREAMERS?
Porta-voz Sarah Sanders: Porque você precisa ter uma solução completa para este problema, você precisa garantir que está tomando todas as medidas em segurança nas fronteiras e quer ter certeza que se vc resolve as coisas com o DACA você não cria ou amplia um problema com o qual tem que lidar de novo um ano depois. O presidente quer ter certeza de que tem uma solução clara nesse fronte e é isso o que vamos fazer.
Repórter: Então o que o presidente diz a um jovem como Jesus Contreas, de 24 anos, ele é de Houston, ele é paramédico, vem trabalhando neste país para ajudar a melhorar outras vidas e está agora esperando o Congresso vir com alguma solução ou terá que ser enviado a um país que não conhece?
Porta-voz Sarah Sanders: Ele diz exatamente o que disse naquela sala. Vamos trabalhar juntos, vamos encontrar um jeito, eu estou liderando este esforço, eu estou trazendo para a mesa todos os membros que são necessários, e ele disse estar confiante que juntos vão resolver. Então é isso o que vamos fazer.
Transcrição abaixo (vídeo attached)
Pergunta (3:06 pm ET): Eu posso fazer uma pergunta sobre a fase dois da questão de imigração conforme o presidente apresentou hoje? Uma vez que for concluído o debate do DACA e algumas dessas outras questões, parece que o senador Lindsey Graham vai colocar sobre a mesa a ideia de algo que o senador Graham apoia, o que seria um amplo plano que incluiria um caminho para a cidadania de 11 ou 12 milhões de pessoas, seja qual for o número contabilizado, até pessoas ilegais neste país, e parece que o presidente respondeu 'vamos fazer isso, vamos adiante', algo nesse sentido. Devemos então acreditar que o presidente está comprometido a encontrar um caminho para a cidadania de todos os 11 milhões de americanos ilegais no país uma vez que a fase dois chegar?
Porta-voz Sarah Sanders: Neste exato momento nosso foco é nas coisas que foram apresentadas, nessas em que há negociação, fase um. Este é o nosso foco e prioridade. Nós certamente estamos abertos a falar sobre outras questões no que se refere à imigração, mas exatamente agora este governo está focado nessas quatro coisas e nessa negociação e não em muito mais nesse fronte.
Transcrição abaixo (vídeo attached)
Pergunta (3:01 pm ET) : Obrigada, Sarah. Se possível, duas breves perguntas. Os democratas disseram à saída da reunião que eles apoiam medidas de segurança nas fronteiras e entendem que o presidente usa o "muro" e "segurança nas fronteiras" indiferentemente. É verdade?
Porta-voz Sarah Sanders: Nós certamente acreditamos que o muro é parte da segurança de fronteira. É um componente disso. De novo, nós fortemente acreditamos que segurança de fronteira tem que ser parte dessa negociação e parte desse acordo.
Comunicado de Imprensa da Casa Branca
Transcrição abaixo (vídeo attached)
Pergunta (2:58 pm ET): Você pode nos ajudar a esclarecer... quando os democratas saíram, eles aplaudiram o presidente por organizar a reunião, mas disseram que o entendimento deles é que esse seria um processo da fase dois, primeiro o DACA, e então outros elementos ressaltados em seu segundo comunicado, e que eles viam 19 de janeiro, não 5 de março, como data final para a ação. Você pode explicar a interpretação do presidente sobre a reunião e essa avaliação dos congressistas democratas?
Porta-voz Sarah Sanders: Certo. O presidente apenas concluiu o que avaliamos como um muito bem-sucedido e produtivo encontro bipartidário e bicameral sobre reforma da imigração. Durante a reunião a portas fechadas, a liderança concordou em negociar e centralizar em quatro temas: segurança nas fronteiras, imigração em cadeia, a loteria de vistos e o DACA. Todos eles concordaram que essas quatro coisas seriam parte da negociação e depois disso então eles poderiam mudar para um escopo mais amplo. Mas, neste ponto, essas são as quatro coisas sobre a mesa e as quatro coisas que adiantamos que eles estariam negociando.
Repórter: Essas quatro coisas são fase um do ponto de vista do presidente?
Porta-voz Sarah Sanders: Correto.
Repórter: E elas estão atreladas a 19 ou 5 de março?
Porta-voz Sarah Senders: Eles não delinearam a data e eu certamente não vou negociar qual data parece ser, isso é algo que nós vamos trabalhar com o Congresso, mas essas são as quatro áreas que eles todos concordaram ao término da reunião para estreitar o escopo e focar. John.
Pergunta (3:00 pm ET): O quão confiante você está de que essas quatro coisas vão permanecer parte da fase um desse processo? A senadora Feinstein apresentou a ideia de fazer um projeto do DACA sob medida, limpo, que o presidente aparentemente apoiou antes.
Porta-voz Sarah Sanders: Ele apoiou apenas se você olhar para a definição do presidente do que é um projeto limpo do DACA. E, dentro desse projeto, ele acha que você tem que incluir não apenas o ajuste ao DACA, mas fechar as brechas e garantir que temos uma solução nesse fronte, assim não criamos um problema e nos encontramos de volta ao início um, dois, três anos depois.
Repórter: O que claramente é um projeto diferente, porque ela claramente afirmou que ela pensa que eles deveriam fazer um projeto do DACA limpo, lidar com os DREAMERS e então lidar com a segurança das fronteiras como parte de uma ampla reforma de imigração. O presidente está se posicionando aqui para uma situação em que os democratas dizem: não, vamos fazer só o DACA. E ele está do outro lado.
Porta-voz Sarah Sanders: Eu acho que o presidente está se posicionando para alcançar o que todo mundo naquela sala concordou que era o que queriam ver acontecer, e isso é um acordo sobre o DACA, um acordo sobre segurança das fronteiras, falar sobre imigração em cadeia e loteria de vistos. Isso é onde estamos nesse processo, esses são os quatro princípios.
----
Texto original em inglês: https://www.whitehouse.gov/briefings-statements/statement-press-secretary-17/